Parto humanizado é coisa de gente….

 

O termo “parto humanizado” costuma gerar uma montanha de dúvidas, e geralmente, opiniões variadas… Mas, o que é parir de um jeito humanizado, afinal? 

 

A experiência de um parto humanizado muitas vezes é confundida com o parto natural, ou mesmo o parto na água, ou parto domiciliar (Dia 09/11 sai um artigo no blog, vídeo no youtube e podcast explicando tudo sobre cada tipo de parto!). Ela também costuma ser associada, de maneira equívoca, a grupos sociais específicos, como “parto humanizado é coisa de gente rica, é tudo muito caro”, ou “parto humanizado é coisa de mulher natureba, que não gosta de tomar remédio e de tecnologia”, mas a verdade é que qualquer mulher pode e deve buscar uma experiência humanizada de parto! Porque ela é muitoooo muito mais do que todas essas afirmações. 

 

Um bom jeito de resumir a coisa: Parto humanizado é o parto em que a mulher é protagonista do processo de parir. É aquele parto onde ela se sente ouvida, respeitada, e protegida. Ou seja, quem define se um parto foi humanizado ou não, no fim das contas, é a mulher. E a experiência que ela obteve. E também do seu bebê, e seu companheiro ou companheiro, caso haja. A família que se sente bem atendida, acolhida, informada (essa parte é bem importante!) e centro das decisões de todo o processo, pode afirmar que teve um parto humanizado. 

 

Como movimento social, o parto humanizado prega esse protagonismo da mulher, mas também a prática baseada em evidências científicas recentes e validadas, que respeita e busca compreender cada vez mais a fisiologia do parto. A ideia é estudar esse fenômeno incrível, com muita seriedade, e entender como podemos incentivar e auxiliar o processo natural de parir, da melhor forma. 

 

Olhe só: Neste universo do parto humanizado, muitos profissionais (inclusive eu) costumam dizer que o objetivo no acompanhamento de uma gestante é “fazer o mínimo possível!” TAYNA, como assim fazer o mínimo???? CALMA LÁ, hahaha. Fazer o mínimo vem no sentido de *interferir o mínimo possível*. A pessoa que esta cuidando do seu parto vai fazer absolutamente tudo o que for necessário, como todo o amor do mundo, masssssss, APENAS o que for estritamente necessário. Porque um parto realmente humanizado se baseia na ideia de que as mulheres sabem parir e seus bebês sabem nascer. Sendo assim, quanto mais liberdade, autonomia, intimidade e tranquilidade nós oferecermos para a gestante, maiores as chances dela conseguir se conectar com a experiência de parto e vivenciá-la de sua forma, com sucesso, ganhando no final aquele prêmio que todas as grávidas querem: seu pacotinho precioso, bem nascido, no colo pela primeira vez!

 

Então, Tay, parto humanizado é coisa de gente “natureba vibes”? Amora, o que você precisa entender é que, todo tipo de pessoa pode aderir e confiar nessa ideia, porque o parto humanizado é baseado em pesquisa científica e experiência empírica de profissionais e mães. Você pode ter um parto com uma cara “natureba vibes”, se quiser, mas de modo algum isso é uma regra ou a essência da coisa. 

 

Há algumas décadas, se você perguntasse para as mulheres o que elas achavam sobre o parto normal, muitas diriam que é “coisa de quem não tem dinheiro para pagar uma cesárea”. Ou seja, “coisa de pobre”. A explicação para essa ideia tem uma raiz histórica e cultural… Papo para outro dia. Mas hoje a maioria de nós sabe que isso não é verdade, já que várias celebridades, como as maravilhosas Giselle Bündchen e Sophie Charlotte, já expuseram o fato de que tiveram seus filhos em partos humanizados. 

 

Por outro lado, com tantas blogueiras, atrizes, e mulheres da mídia falando sobre isso, algumas pessoas tem a ideia contrária: “Parto humanizado é só para gente rica”. Será que custa mesmo uma fortuna? Moçoila, temos aqui mais um mito! Sim, um parto humanizado pode custar muitoooo caro! Tudo vai depender das escolhas que você vai fazer. Existem profissionais, instituições, e formatos para um parto que podem levar o valor nas estrelas, é verdade. E se você é uma gata enriquecida, meu conselho é que gaste mesmo aquilo que você quer e pode. Este é um momento absurdamente importante e incrível que não volta mais!

 

NO ENTANTO não pense que a falta de verba vai te impedir de realizar os seus planos de parir de forma humanizada! Existem opções para diferentes bolsos e muitas maternidades do nosso queridão SUS (Sistema Único de Saúde), têm posturas humanizadas e prestam atendimentos maravilhosos! Você também pode encontrar uma doula que faça um atendimento a valor social, ou menos voluntário para você. O segredo é colocar a mão na massa e pesquisar bastante!  

 

No fim das contas, a mensagem deste texto é que não importa se você ganha muitíssimo bem, ou ainda não. Se você é daquelas mulheres super tecnológicas, ou se adora uma vibe natureba e todas as delícias que a natureza proporciona. Se você já corre logo para o hospital quando sente algo e ama um remedinho (conheço algumas, rs) ou se você odeia todo aquele excesso de branco e sonha mesmo em parir em casa… 

 

PARTO HUMANIZADO É COISA DE GENTE… Bem informada, racional, consciente… É coisa de mulher poderosa, que sabe o que é melhor para si, vai lá, e faz acontecer o seu melhor.  

 

Em outras palavras, o parto humanizado é coisa de gente (linda) como você. 

 

UM BEIJO da Tay. 

 




Prefere consumir conteúdos como esse em VÍDEO? Aproveite o nosso YOUTUBE 🙂

.